top of page

6 DICAS PARA CUIDAR DE QUEM CUIDA: Autocuidado para profissionais de saúde em tempos de pandemia

  • Foto do escritor: Estela Turozi.
    Estela Turozi.
  • 28 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura

Durante essa epidemia de coronavirus, em que a população mundial vive um afastamento social sem precedentes, existem aqueles que não só não deixaram de trabalhar como estão com uma demanda ainda maior de seus serviços: são os profissionais que trabalham no ambiente hospitalar.

Enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, nutricionistas entre outros estão em contato direto com pessoas que estão ou podem estar contaminadas com o covid19.

Nesses tempos o stress é altíssimo, pois a vontade de ajudar se mistura ao medo de adoecer e também de transmitir doença às pessoas da família. As altas jornadas e a tensão constante no ambiente de trabalho podem levar ao estado de esgotamento. Crises de choro, irritação, tristeza, cansaço, insônia, dores pelo corpo e ansiedade podem ser alguns desses sintomas que demostram que o profissional pode estar a beira de um colapso.

Por essas razões separei aqui seis dicas para estes que tanto cuidam dos outros, mas muitas vezes esquecem de si mesmos. São dicas simples de autocuidado que fazem a diferença durante tempos verdadeiramente desafiadores. Afinal, em tempos de crise é ainda mais fundamental cuidar de quem cuida.

1) TOME UM BANHO ESPECIAL : quando você chega em casa provavelmente a primeira coisa que você faz é tirar a roupa e ir direto para o banho. E talvez mesmo depois do banho você pode continuar se sentindo um pouco contaminado, todas as impressões que você viu e sentiu durante o seu trabalho ainda estão impregnados. Por isso aproveite muito o seu banho. Concentre-se em seu corpo, preste atenção na temperatura e barulho da água, veja como mudam as tensões do seu corpo e aproveite o vapor do banho para fazer uma inalação natural. Se você tiver um óleo essencial de alecrim ou eucalipto vai perceber como seus pulmões se abrem. Pingue algumas gotas no box do banheiro e deixe o aroma transformar seu banho. É o momento de respirar fundo e potencializar a energia dos pulmões. Além de aliviar o stress físico e mental você se sentira mais limpo e energizado.

2) AUMENTE A ENERGIA DOS PULMÕES: Depois do banho, aproveite para se alimentar com algumas especiarias que estimulam a energia dos pulmões. Você pode utilizar em sucos, chás, sopas alguns temperos como: Menta, eucalipto, hortelã, gengibre, canela, cravo, alecrim, cominho.

Alecrim, manjericão e outras ervas que estimulam a energia dos pulmões

AGRADEÇA PELO SEU CORPO: você pode fazer isso com uma pequena massagem, Massageie seus ombros, pescoço, nuca, esterno, abaixo da clavícula e os espaços entre as costelas (pontos do shiatsu relacionados aos pulmões). Aqui você pode utilizar um óleo com essência de cânfora e arnica para potencializar a ação.

LIMPE A VISÃO: Todos os dias você cuida de pessoas e vê cenas ligas ao medo, incertezas, dor e sofrimento. Aproveite o tempo em casa para limpar sua visão. Visualize uma planta, ou fique um tempo mais perto da natureza. Para quem mora em apartamentos uma dica é acender uma vela e observar alguns minutos o processo de transformação do fogo. É uma forma de meditar e o elemento fogo é poderoso pois nos lembra das transformações da vida.

LIMPE A AUDIÇÃO: Da mesma forma como fez com a visão, limpe também a audição. Quanto ruído, quanto barulho com a demanda de trabalho ainda maior você tem enfrentado? Ao chegar em casa coloque sons da natureza (água, chuva, praia, pássaros, vento). Outra forma é ouvir a sua respiração por alguns minutos. Você pode fazer isso ao mesmo tempo em que observa a vela (é uma meditação e tanto)

meditação com vela acesa

FALE: Falar é curativo. E você esta vivendo tempos mais difíceis absorvendo muitas coisas das quais sequer tem tempo e espaço para elaborar no seu ambiente de trabalho. Ao chegar em casa, fale sobre as questões que te causam peso nesse momento, mas lembre-se de que as pessoas a nossa volta podem ser ouvintes não qualificados para nossas dores, isso porque quando levamos nossas dores e angustias a outra pessoa ela absorve tudo e podem vir a adoecer com o tempo. Por isso é fundamental o trabalho terapêutico nesse momento. Procurar ajuda de um profissional psicanalista ou psicólogo que possa acompanhar e dar suporte emocional é fundamental para atravessar a crise e se manter saudável. . No entanto, se você não puder ou não quiser neste momento um acompanhamento desses eu recomendo que você escreva. Escrever também é uma forma de deixar fluir o que nos afeta.

Cuide dos outros mas não se esqueça de você! Sua saúde deve estar em primeiro lugar, afinal, se você estiver doente não poderá exercer o papel precioso de ajudar.

Comentários


Post: Blog2_Post
  • YouTube
  • Instagram
  • TikTok
  • Facebook

©2021 Todos os direitos reservados a Instituto Estela Turozi.

bottom of page