top of page

Quantas vezes você precisa renascer em uma vida??

  • Foto do escritor: Estela Turozi.
    Estela Turozi.
  • 24 de abr. de 2019
  • 3 min de leitura

Quantas vezes você precisa #começar de novo?

Essa #páscoa foi particularmente #especial.

Além de ser meu #aniversário de 33 anos (um ano de significado muito #espiritual) eu tinha uma meta importante: conseguir convencer minha tia a sair da cama e dar os primeiros passos com o andador.

Ela fraturou o fêmur e passou por uma #cirurgia delicada que exigiu que ela ficasse acamada por muito #tempo.

Neste período ela ficou mais dependente e as #dores, #medo e #ansiedade foram aumentando.

Eu viajei para minha #cidade natal e ia ficar lá por 4 dias. Eu estava animada para ajuda-la e imaginei caminhar com ela já no primeiro dia.

Mas a #resistência dela foi muito maior do eu imaginava. A #angústia, #tristeza e #insegurança tomavam conta. De certa forma ela me confessou que não acreditava mais que poderia andar normalmente. Então para que tentar? E se eu cair de novo?

Eu confesso que ficava a cada dia mais frustrada pois os dias iam passando, eu sabia que iria embora e muito provavelmente não conseguirira ajudar minha tia.

Eu sou fisioterapeuta e ajudo muitas pessoas. Mas na minha familia eu não conseguia nenhum efeito. 😓

Além disto, essa mulher sempre foi uma inspiração pra mim. Meus avós trabalhavam na roça no interior do Paraná. Sempre naquela vida de trabalho duro de sol a sol. Entao a tia Alayde, que sempre gostou de ler, foi estudar na cidade e se formou professora. Sempre engajando um trabalho noutro ela chegou a ser diretora em uma empresa.

Eu me lembro dela acordando cedo, tomando seu café ao mesmo tempo em que se arrumava colocando uma linda saia e pulseiras que eu achava muito chique. Depois ela pegava seu carro (um fusca branco) e ia trabalhar sozinha. Ela também sempre conversava sobre tudo. Uma mulher forte, determinada, independente e sempre carinhosa. Ouvia os outros com atenção. Dedicou sua vida à seus pais, irmãos e sobrinhos. Ajudava financeiramente e com todo tipo de acolhimento e orientação.

Uma mulher corajosa que trabalhava fora em tempos onde era proibido se usar calças. Essa mesma mulher agora estava limitada a uma cama e eu sabia que ela estava sofrendo, mesmo que não transparecesse.

Por isto, com #paciência e #amor (amor que aprendi também nos gestos dela) eu insisti e insisti até o último dia …quando finalmente ela reuniu forças. Ela confiou em mim e nas possibilidades e se deu mais uma chance. Mesmo #insegura ela persistiu, enfrentou seus monstros e foi. Conseguiu dar vários passos sem dor, com certa leveza e mais confiante. Chegou até sair do quarto e almoçar com a #família.

Foi uma páscoa onde todos puderam estar reunidos novamente. Minha tia pode olhar além das janelas e literalmente SENTIU que ela poderia, que ela pode voltar a ter sua vida com independência.

São os passos de uma nova etapa. De um recomeço para resgatar #liberdade e #autonomia.

Meus olhos se encheram de lágrimas sim. Mesmo quando tudo parece impossível a vida se refaz 🌻

Nossa vida é feita de conquistas, de periodos de glória e dificuldades. De tempos em que ajudamos e outros em que precisamos de paciencia e ajuda.

E também me fez pensar: quais são os medos e as dores que nos paralizam?

Quantas vezes precisamos recomeçar e renascer? Se nos lembrarmos da nossa história veremos que temos a capacidade de nos refazer muitas e muitas vezes. Coragem!

Comentários


Post: Blog2_Post
  • YouTube
  • Instagram
  • TikTok
  • Facebook

©2021 Todos os direitos reservados a Instituto Estela Turozi.

bottom of page