top of page

A dor do desprezo

  • Foto do escritor: Estela Turozi.
    Estela Turozi.
  • 16 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

A doença é sempre um momento desafiador na vida de todos. Quando vem acompanhada de dor então o obstáculo comumente é maior. Todavia, não há nada mais doloroso que obter a dor do desprezo.

Esse desprezo geralmente vem daqueles que estão mais próximos e amamos mais. São pessoas da família, colegas do trabalho, amigos que não compreendem o momento pelo qual estamos passando e acabam menosprezando o sofrimento.

Muitas vezes nem mesmos nós entendemos o que está acontecendo, o motivo daquela dor, contudo uma coisa é fato: Sentimos dor.

Na busca incessante pelo diagnóstico confuso do nosso problema ficam mais perguntas que respostas. Outras vezes recebemos explicações prontas que não fazem sentido para nós.

“Você tem isso, isso e aquilo. Tome esse e esse remédio. Retire o stress”.

Ou: “Nos exames não aparece nada. Isso é emocional. Tire umas férias. É coisa da sua cabeça. Você não tem nada..”

E atravessamos meses e anos sentindo dores físicas e emocionais sem entender verdadeiramente o motivo e percebendo que sequer acreditam em nossa dor.

Em casos de aumento da dor e busca por auxílio em um hospital é infelizmente comum ser julgado como alguém que aumenta o problema, que simula, mente e não tem o que fazer.

Aqueles que deveriam cuidar agem mais como juízes e isso dói mais que a própria dor que viemos contar. Ela se soma no corpo com o sentimento de inferioridade por tantas acusações injustas.

Essas dores que ficam no corpo são capazes de nos confundir a ponto de nos questionarmos mesmo se tudo que estamos passando é mentira.

Acontece que desde sempre a ignorância existe por todos os lados assim como a sabedoria. Em nossas vidas sempre iremos nos deparar com criaturas que julgam, desacreditam, maltratam e desprezam. Nós mesmos fizemos isso algum dia.

Por isso, nesse momento é importante silenciarmos o tumulto interno e externo para poder perceber as pessoas que podem nos enxergar verdadeiramente como somos e nos aproximarmos delas. Podem ser pessoas que já passaram por algo parecido ou simplesmente acreditam sem questionar.

Assim fortalecidos da realidade a dor da ignorância alheia não será tão forte em nós e o caminho de cura ficará mais próximo.

Estela Turozi – Reabilitação em dor.

Comentários


Post: Blog2_Post
  • YouTube
  • Instagram
  • TikTok
  • Facebook

©2021 Todos os direitos reservados a Instituto Estela Turozi.

bottom of page