top of page

A Luta Pelo Significado

  • Foto do escritor: Estela Turozi.
    Estela Turozi.
  • 11 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

Se esperamos viver não apenas de momento a momento, mas sim verdadeiramente conscientes de nossa existência, nossa maior necessidade e mais difícil realização será encontrar um significado em nossas vidas.


É sobejamente sabido que muitos perderam o desejo de viver, e pararam de tentar, porque tal significado lhes escapou. Uma compreensão do significado da própria vida não é subitamente adquirida numa certa idade, nem mesmo quando se alcança a maturidade cronológica.


Ao contrário, a aquisição de uma compreensão segura do que o significado da própria vida pode ou deveria ser é o que constitui a maturidade psicológica. E essa conquista é o resultado final de um longo desenvolvimento: a cada idade buscamos e devemos ser capazes de achar alguma quantidade módica de significado congruente com o quanto nossa mente e compreensão já se desenvolveram.


Ao contrário do que diz o mito antigo, a sabedoria não irrompe integralmente desenvolvida como Atenas saindo da cabeça de Zeus; é construída por meio de pequenos passos a partir do começo mais irracional. Somente na idade adulta, uma compreensão inteligente do significado de nossa existência neste mundo pode ser obtida de nossa experiência nele.


Infelizmente, muitos pais querem que as mentes dos filhos funcionem como as suas - como se uma compreensão madura de nós mesmos e do mundo e nossas ideias sobre o significado da vida não tivessem que se desenvolver tão lentamente quanto nossos corpos e mentes.


Hoje, como no passado a tarefa mais importante e também a mais difícil na criação de uma criança é ajudá-la a encontrar significado na vida. Muitas experiências de crescimento são necessárias para se chegar a isso.


A criança, à medida que se desenvolve deve aprender passo a passo a se entender melhor; com isso tornar-se mais capaz de entender os outros e, eventualmente pode se relacionar com eles de forma mutuamente satisfatória e significativa.


Para encontrar um significado mais profundo, devemos ser capazes de transcender os limites estreitos de uma existência autocentrada e acreditar que daremos uma contribuição significativa para a vida - senão de imediato, ao menos em algum tempo futuro.


Esse sentimento é necessário para que uma pessoa se sinta satisfeita consigo mesma e com o que está fazendo. Para não ficar à mercê dos acasos da vida, devemos desenvolver nossos recursos íntimos, de modo a que nossas emoções, imaginação e intelecto se ajudem e se enriqueçam mutuamente.


Nossos sentimentos positivos nos dão força para desenvolver nossa racionalidade; só a esperança no futuro pode sustentar-nos nas adversidades com que inevitavelmente nos deparamos.



(Texto retirado do livro: A psicanálise dos contos de fadas - Bruno Bettelheim)



 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
  • YouTube
  • Instagram
  • TikTok
  • Facebook

©2021 Todos os direitos reservados a Instituto Estela Turozi.

bottom of page