top of page

Sobre Mulheres, Árvores E A Força Da Vida

  • Foto do escritor: Estela Turozi.
    Estela Turozi.
  • 14 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

Quando falamos da criação da alma, aquela geração literal e ordenada de um sistema radicular cada vez maior, de um território da alma cada vez maior, conquistado e plenamente habitado, estamos vivendo como vive uma árvore gigante.... Ela não manda a energia só para cima. Á medida que cresce acima do solo, ela envia energia de volta para baixo, com instruções para que o sistema radicular se intensifique, que busque mais nutrição, reações mais ponderadas às condições....tudo para dar apoio à copa cada vez maior lá em cima.


Não é diferente na vida de uma mulher. Qualquer uma que tenha registrado seus sonhos e observado como eles estimulam e moldam seus dias; e como o seu dia a dia também influencia seus sonhos, sabe que existe um relacionamento entre sua vida exterior e sua vida interior.


Nos melhores casos, cada uma alimenta a outra e a torna sábia. O fundamento inextinguível dentro de uma mulher empurra a "força da vida" para cima, para sua mente, seu coração e espírito.


Se ela prestar atenção, se escutar, obterá "ideias", em outras palavras, "filhas" brotarão dela na forma de ideias novas e vibrantes por uma vida maior e com mais significado.


À medida que uma mulher cresce a céu aberto na realidade consensual, ela também ordena a expansão do seu sistema ridicular para que sua visão profunda, a audição mais cuidadosa e a mente mais perspicaz também se expandam.


Trata-se de um processo em série, atemporal, sagrado , acionado pela atenção consciente ao modo pela qual a psique amadurece de uma jovem menina para uma sábia vibrante, dançante, aprimorada pelo tempo.


Poderíamos agendar a hipótese de que um ciclo de energia armazenada como esse resida no inconsciente psicoide - Jung descreveu o inconsciente psicoide como um lugar na psique em que a psicologia e a biologia poderiam se influenciar mutuamente.


Na verdade, porém, permanecem misteriosas para nós as origens dessa força que sempre brota na direção não só da vida mais plena, mas da vida em expansão, uma vida em que as árvores filhas crescem direto da raiz da mãe sábia...


Podemos saber, mas não sabemos dizer com muita precisão onde e como tudo ocorre. A poesia se faz necessária para explicar a força vital de uma mulher: a dança, a pintura, a escultura, os ofícios do tear e da terra, o teatro, os adornos pessoais, as invenções, escritos apaixonados, estudo em livros e nos nossos sonhos, conversas com outras que sejam sábias, o atendo intuir, refletir, sentir e pressentir...criações e realizações de todos os tipos são necessárias...pois existem certo assuntos místicos que as palavras concretas isoladas não conseguem expressar, mas que as ciências, contemplações do que é invisível porém palpável, e as artes conseguem.


(Trecho retirado do livro Ciranda das mulheres sábias de Clarissa Pinkola Estés).


Comentários


Post: Blog2_Post
  • YouTube
  • Instagram
  • TikTok
  • Facebook

©2021 Todos os direitos reservados a Instituto Estela Turozi.

bottom of page